Direito Sistêmico e o Mito da Caverna

03.06.2017

O operador do "Direito Sistêmico" se apresenta como àquele que volta à caverna com as boas novas da não limitação imposta pelas sombras e certezas de uma realidade que é subjetiva. Ele traz possibilidades, opções, ampliação de consciência a um mundo acostumado às definições, julgamentos e funcionalismos, 

Assim como um dia a Terra deixou de ser considerada o centro para dar lugar ao sol, o sujeito deixa de se sobrepor ao objeto como quem o define, para ser um observador observado em um sistema complexo interconectado a diversos outros sistemas, atento ao que é revelado e ao que se apresenta. É imprescindível o olhar e os padrões mentais do indivíduo diante do que observa, pois disso resulta o pensamento e suas ações, sua realidade construída.

 

O Observar Sistêmico pode criar possibilidades no direito à medida que busca uma visão sistêmica do conflito, principalmente no modo como se dão as interações humanas, familiares, trabalhistas, empresariais e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas,. Buscando a base científica fenomenológica que integra e não exclui, que compreende a totalidade para a tríade Sociedade, Estado e Direito. 

 

No âmbito jurídico esse olhar tem sido utilizado com o termo "Direito Sistêmico", no uso da técnica psicoterapêutica de Bert Hellinger - Constelações Familiares na Justiça. Os resultados dessa prática tem sido notáveis nas questões de família como separação conjugal, disputa de guarda, alimentos e alienação parental, com adolescentes em atos infracionais, na violência doméstica e atualmente como apoio na mediação e conciliação de conflitos. Tem como expoente e pioneiro na área o magistrado Sami Storch, que propõe:

"A abordagem sistêmica do direito, portanto, propõe a aplicação prática da ciência jurídica com um viés terapêutico – desde a etapa de elaboração das leis até a sua aplicação nos casos concretos. A proposta, aqui, é utilizar as leis e o direito como mecanismo de tratamento das questões geradoras de conflito, visando à saúde do sistema “doente”, como um todo."

                                              http://direitosistemico.com.br/pt-services/o-que-e-direito-sistemico/

O Direito Sistêmico busca um novo "olhar" para a solução do conflito e produz uma nova maneira de pensar. Uma visão que compreende um determinado fenômeno chamado "parte" dentro de um contexto maior chamado "todo", observado em suas conexões, relações, padrões e contextos, estabelecendo uma visão sistêmica. A sombra que julgamos ser a realidade se traduz na crença de que só existe um modo no direito de se aproximar da justiça - o litígio.

 

Assim, os que estiverem aprisionados na caverna, como na alegoria de Platão, poderão receber um "mundo novo" com aceitação e acolhimento, já que a realidade foi apresentada a eles como possibilidade, não como imposição. Para tanto, as sombras que tanto lhes acompanharam não precisarão ser excluídas, como um corte brusco de sua realidade até então.

 

ASSINE nosso canal no You Tube e nosso informativo: AQUI

 

 

Marcella Santos é administradora, mestre em Estratégia e Mercado, especialista em comportamento, consultora sistêmica, meta-coach, master practitioner em PNL e consteladora familiar. Dedica-se a estudar o Pensamento Sistêmico em suas diversas teorias, formas, técnicas e ferramentas. Facilita o Grupo de Estudos de Advocacia Sistêmica e também coordena o projeto PSAdd desenvolvendo advogados, saiba mais em: www.advocaciasistemica.com.br e www.escoladealtaperformance.com

 

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS