Como estabelecer Metas E.S.P.E.R.T.A's

20.05.2017

Para alcançar metas eficazes, reais e passíveis de serem alcançadas é necessário estabelecê-las de forma clara, objetiva e com grande sentido para você. Uma estratégia muito utilizada é a “Meta ESPERTA”, um acrônimo como instrumento para facilitar esse processo.

 

ESPECÍFICA

 

É importante especificar exatamente o que se quer no tempo presente, ou seja, nada de “eu queria”, mas “eu quero”. Crie uma meta atraente, que seja feita em uma linguagem sensorial, que você possa imaginar no futuro o que vai ver, ouvir ou sentir quando ela se tornar real, quando alcançar esse objetivo.

 

Exemplo: Quero guardar dinheiro. Pode ser uma meta interessante, importante para você, mas sem um grande "porque" na primeira oportunidade desistirá. Agora imagine que essa meta esteja relacionada a um propósito maior, como "quero ter dinheiro para ter meu próprio escritório", "fazer a viagem dos meus sonhos", "comprar o carro que desejo", "investir no futuro dos meus filhos". Agora pense no seu sonho sendo realizado... o que vai sentir? Obviamente haverá motivação para atingir.

 

Formule uma meta que basicamente dependa só de você para ser alcançada. Se você disser: “Quero que meu chefe pare de me criticar”, esta é uma meta que depende da mudança do outro em relação a você e não de você em relação a reação do outro. Então pense: o que posso fazer que me permitirá, por exemplo, reconhecer meu valor, me sentir mais seguro, autoconfiante para lidar com este desafio?

 

Agora defina quando e onde quer alcançá-la, seja bem específico em relação a dia, mês e ano. Se a meta é incorporar uma mudança comportamental, verifique se ela deve ser aplicada em todos os momentos. Com quem deseja realizá-la? Quais serão as pessoas envolvidas nesse objetivo e que te ajudarão a alcançá-las.

 

SISTÊMICA

 

 O que você quer é congruente com seus valores (honestidade, ética, amor, liberdade e justiça)? É ecológico e sustentável? Quais áreas da sua vida podem ser afetadas (família, ambiente de trabalho, saúde, social)?

 

O que você ganha e o que perde alcançando ou não sua meta? Por exemplo, se o objetivo for trabalhar em um grande escritório de advocacia em outro estado, que também implicará trabalhar de 12/14h diárias, vai significar passar um tempo longe da família, mudar de casa, transferir os filhos de escola e o marido terá que sair do emprego. Qual será o impacto disso tudo na sua vida e o que você poderá fazer para compensar as mudanças? Pense também no que pode ser positivo e que motive as pessoas envolvidas a “compartilharem” do seu sonho. 

 

 

 

EVIDÊNCIA

 

Qual evidência você irá utilizar para verificar se está chegando aonde quer? Ou seja, qual será o feedback que lhe permitirá ajustar a rota? A evidência deve ser percebida de forma sensorial, ou seja, pelos sentidos, o que você vai ver, ouvir e sentir como indicação de que está no caminho certo? Evidências são como placas, nos direcionam ao caminho certo.

 

Por exemplo, muitos escritórios contratam consultorias com objetivo de atrair mais clientes, mas se frustram com o resultado pois acreditam que trata-se apenas de implantação de processos e procedimentos. Quando na verdade a ação corretiva depende da mudança comportamental dos associados e da cultura do escritório. 

 

Você tem clareza dos significados do que escreveu? Se a sua meta for “quero ter mais sucesso” mas não tiver definido “o que é sucesso para você, quando, onde e no que quer ter sucesso”, poderá realizar muitas coisas e nunca sentir que tem sucesso.

 

 

RECURSOS

 

Segundo princípios sistêmicos, todos nós temos os recursos que precisamos para alcançar o que queremos. Um exemplo, se para isso você precisa de foco, lembre-se de um momento em sua vida que conseguiu ter foco e alcançar uma meta, não importa o tamanho que seja, veja, ouça e sinta o que aconteceu lá e traga esses recursos para o momento presente. Se não consegue se lembrar, pense em alguém que possui esse recurso e modele, pergunte, observe o que ele fez e teste.

 

Se você quer se tornar um especialista em determinada área do Direito, o que é necessário fazer? Existem passos para chegar lá. Então pense quais são as capacidades e habilidades que você já possui e quais ainda precisa desenvolver. Precisa fazer uma especialização, um curso, pesquisar quem são as pessoas de referência na área, o que elas têm em comum e o que pode aprender com elas.

 

O que você quer depende de recursos externos? Como consegui-los? Qual a sua motivação para desenvolver essa atividade? Quais recursos internos são necessários desenvolver? Disciplina, foco, atitude, lidar com o medo de não ser bom o suficiente, etc.

 

Tudo começa com um pequeno passo, ninguém se fez grande do dia para noite. Àqueles que admiramos também passaram por experiências de fracasso e também pensaram em desistir, mas como existia UM GRANDE PROPÓSITO... persistiram!

 

TAMANHO

 

Objetivos muito grandes são difíceis de concretizar sem dividi-los em etapas. Então divida seu objetivo final em metas menores e quantificáveis com prazo definido para cada etapa.

 

Por exemplo, se seu objetivo final for publicar um livro, quais são as etapas para que isso aconteça? Definir o tema, qual abordagem, pesquisar sobre editora, conseguir os recursos, fazer um cronograma, etc, estas são atividades que podem ser divididas em metas diárias, semanais ou mensais. Hoje vou pesquisar sobre editoras. Quero ter meu próprio escritório. Quais são as metas para chegar lá? O que pode me impedir?

 

ALTERNATIVAS

 

Qual seu plano de Ação? Tenha alternativas para alcançar seus objetivos. Se tiver apenas uma opção ficará limitado. Crie pelo menos três opções que lhe permitam ter mais flexibilidade para lidar com os desafios que possam surgir no decorrer processo.

 

Se quer ter seu escritório próprio mas verifica ser inviável o custo financeiro, por exemplo, verifique quais alternativas poderá buscar? Parcerias, sociedade, coworking, home office, atendimento por Skype etc.

 

Lembre-se tudo depende do seu PROPÓSITO e se ele for ATRAENTE você se sentirá mais MOTIVADO para fazer o que for necessário para ALCANÇAR!

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Fabiana Quezada, advogada, tutora de coaching da Comissão do Jovem Advogado OAB/SP Sé, Mestre in Coaching, Meta-coaching, Trainer em PNL, Consultora Sistêmica, Analista Comportamental, Consteladora Familiar, fundadora da empresa Primazia do Direito, Co-autora dos livros Treinamentos Comportamentais e Coaching para Advogados.

 

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