07 sinais da Síndrome do Impostor

22.05.2018

Advogadas sistêmicas são sensíveis e enfrentam muitos desafios em seu cotidiano. Essa sensibilidade não é fraqueza, pelo contrário, é uma percepção sistêmica de quem aprendeu que é um ser humano multissensorial e exerce com paciência a advocacia, não só no auxilio aos clientes, mas em favor de si mesmas.

Compreendem que os conflitos humanos são bem parecidos e  justamente àqueles com os quais mais tem dificuldades em lidar, são os que elas mais atraem em seus escritórios.

 

Em metaposição elas observam os sistemas, pertencente a eles e conectadas como uma facilitadora da ampliação de consciência de seu cliente, ao mesmo tempo como consultoras jurídica das possibilidades que levarão ao consenso.

 

Porém, travam consigo mesmas batalhas internas que geram intenso sofrimento – “como posso ajudar um cliente com um conflito que também vivo e não consigo solucionar? – sou uma fraude!” ou "não tenho o conhecimento necessário para exercer uma advocacia sistêmica", "não fiz cursos o suficiente e não me sinto preparada para construir um escritório", "preciso treinar muito mais para atender com exercícios sistêmicos".

 

Assim, as advogadas começam a apresentar comportamentos autossabotadores e tendem a atribuir seus resultados a sorte, a outras pessoas, ao contexto, mas nunca ao seu próprio valor, pois não se sentem merecedoras, sentem-se uma fraude e que a qualquer momento alguém irá desmascará-las.

 

Esse padrão mental foi caracterizado pela psicóloga Pauline Clance, no final da década de 70, como Síndrome do Impostor.

“A síndrome  tende a acometer mais mulheres do que homens e está relacionada com prejuízos na autoestima e autoconfiança. Vale ressaltar que apesar de não ser um diagnóstico psiquiátrico, a síndrome do impostor leva milhares de pessoas ao sofrimento e à falta de senso de realização pessoal. Além disso, pessoas com esse padrão mental costumam apresentar transtornos de ansiedade e/ou humor, o que gera a necessidade de tratamento psicológico e, muitas vezes, psiquiátrico.”

"As vítimas da síndrome são pessoas que jamais creditam seu sucesso à inteligência, competência ou habilidade pessoal. Em geral, o medo gerado por não acreditar em si mesmo pode mantê-lo jogando pequeno e impedi-lo de crescer e progredir em sua carreira." 

 

"Aqueles com Síndrome do Impostor são hiper-sensíveis às críticas e são frequentemente esmagados quando recebem feedback, porque eles vêem isso como evidência de sua inadequação."

 

07 sinais da Síndrome do Impostor

 

1.   Auto-sabotagem;

2.  Necessidade de fazer primeiro e além;

3.  Dependência de outros para validação;

4.  Falta de foco e finalização de tarefas;

5.  Medo do feedback ao expor suas ideias ;

6.  Comparação intensa com os outros;

7.   Sente que precisa agradar à todos.

 

Como mudar esse padrão mental?

 

•  Movimente o corpo, exercite-se diariamente, assim os níveis de ansiedade e estresse irão diminuir;

 

•  Tenha um mentor ou um grande amigo que confie e peça feedback;

 

•  Ninguém é perfeito ou imperfeito, nós estamos em construção, aceite-se como é tendo como referência de crescimento a si mesmo e não os outros;

 

• Aprenda a estimar de forma adequada seus objetivos e metas, expectativas irreais estimulam a crença de que você é uma fraude caso não consiga;

 

•  Faça o que você ama e acredite que foi o melhor que podia ter feito;

 

Em nada na vida existe o jeito “certo” de fazer algo, muito menos na advocacia sistêmica que está em construção. Mantenha em mente que seu compromisso é com seu desenvolvimento pessoal e profissional e esse amor pela profissão poderá libertar você das amarras da prisão da mente, que te diz que você nunca está preparado o suficiente. Você está, vamos co-criar novas possibilidades em direção a uma advocacia cada vez mais estratégica, humanizada e consensual!!!

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS