Mindset A nova psicologia do sucesso na advocacia sistêmica

03.05.2018

Nova mentalidade, modelo mental ou mindset? São termos que designam o modo como nós representamos internamente a realidade a nossa volta e nossas atitudes mentais. Nós construímos nossos significados sobre o mundo, sobre o tempo, sobre o outro, sobre quem somos etc.

 

Nossos sentidos nos permitem entrar em contato com o mundo externo, pelo tato, paladar, visão, audição e olfato. Porém, esse processo de perceber o mundo passa por nossos filtros... Parece complicado? Nem tanto... um bom livro de início para o assunto é o “Mindset A nova psicologia do sucesso” de Carol S.Dweck!

Indico especialmente o capítulo 8, sobre mudança de mindset, pois é justamente nossa proposta com a Gestão da Advocacia Sistêmica. Um novo modo de pensar a advocacia!

O que a psicóloga chama de Mindset Fixo é o que chamamos de Pensamento Cartesiano.

Os mindset dão estrutura ao registro que ocorre na cabeça das pessoas. Orientam todo o processo de interpretação. O mindset fixo cria um monólogo interno focalizado no julgamento: “Isso significa que sou um fracassado”, “Isso significa que sou melhor do que eles”, “Isso significa que não sou bom marido”, “Isso significa que meu parceiro é egoísta”. Em diversos estudos, investigamos a maneira pela qual as pessoas com mindset fixo tratam a informação que recebem. Descobrimos que avaliam com veemência cada elemento de informação. Uma coisa boa levava a um rótulo altamente positivo, e uma coisa ruim levava a um rótulo altamente negativo.[1]

O que a psicóloga chama de Mindset de Crescimento é o que chamamos de Pensamento Sistêmico.

O mindset de crescimento se baseia na crença na mudança, e a parte mais gratificante de meu trabalho é observar as pessoas mudarem. Nada é melhor do que ver as pessoas encontrarem os caminhos para chegar àquilo a que dão valor. As pessoas de mindset de crescimento também observam constantemente o que acontece, mas seu monólogo interno não trata de julgar a si mesmas e aos demais dessa maneira. Sem dúvida são sensíveis a  informações positivas e negativas, mas estão afinadas com suas implicações para o aprendizado e a ação construtiva: Que posso aprender com isso? Como posso me aperfeiçoar? Como posso ajudar meu parceiro a fazer melhor? [1]

 

Um exemplo de modelo mental que muitos advogados possuem tem ligação com o lugar que se colocam no exercício da profissão:

 

Eu sou advogado e represento meu cliente – nesse caso é muito comum confundirem “representar o cliente” com “representar os direitos dele”. Pensando assim, o advogado assume o lugar e dores que não são suas.

 

Muitas vezes, por seus conflitos internos e emaranhamentos sistêmicos, identificam-se com esses clientes, gerando confusões entre o “que é meu e o que é seu”. Essa dinâmica é diferente da empatia, pois não há consciência de que estão agindo em piloto automático movimentados por informações que não são suas.

 

Esse modelo mental pode levar ao que chamamos de triangulação, onde o advogado em geral se coloca como o herói:

  • O salvador – o advogado

  • A vítima – o cliente

  • O perpetrador – a outra parte

No próximo artigo falaremos sobre Análise Transacional para explicar como funciona essa triangulação, a origem sistêmica desse comportamento e como uma mudança de modelo mental em relação as ordens da ajuda, pode ser o primeiro passo para a mudança comportamental.

 

Ouça gratuitamente o podcast do resumo do livro Mindset https://www.resumocast.com.br/ Item 101 só clicar e aprender!

 

[1] Mindset A nova psicologia do sucesso, Carol S.Dweck

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS