Mediação Familiar: Constelações como técnica de transformação de conflitos

06.01.2018

“Mundo de furiosa individualização, os relacionamentos
são bênçãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo,
e não há como determinar quando um se transforma no outro”. (BAUMAN, 2004)

 

Trabalho de conclusão de curso de graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – campus Poços de Caldas – como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Direito.

De Marianna de Moraes Prezia Moura, orientada pela Profª. Me. Maria Catarina Rocha de Oliveira Carvalho

 

Download do TCC

 

Resumo

O ordenamento, em conformidade com os princípios constitucionais, permite uma interpretação extensiva aos operadores da Justiça, que vislumbram a necessidade de se adaptarem e, consequentemente, permitirem novas formas de encarar o conflito através da contribuição de todas as ciências.

 

Esses novos dispositivos, em conformidade com a Constituição Federal, como a Lei 13.140/2015, Lei de Mediação e o Código de Processo Civil, possibilitam a inclusão de novas abordagens como as Constelações Familiares. Está em conformidade com a Resolução 125/2010 do CNJ, estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

 

Em concordância com essa nova visão da Justiça, há a possibilidade de introduzir as Constelações Familiares em conjunto com as mediações, nos processos da Vara de Família, e justifica-se pela necessidade de demonstrar que existem métodos humanizados de se chegar a um consenso.

 

Por meio desta técnica é possível identificar os conflitos que estão mais subterrâneos com o motivo e a causa do litígio, melhorando a qualidade dos relacionamentos nas famílias e ao mesmo tempo dar celeridade aos processos.

 

Para tanto, é necessário verificar a aplicabilidade desta técnica de Constelações Familiares, discutir suas abordagens teóricas e apresentar os resultados obtidos em outras jurisdições. Dessa forma, além de contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça, a prática da técnica também auxilia a melhorar a qualidade dos relacionamentos nas famílias.

 

Assim, o presente trabalho partiu da necessidade de atender as necessidades das famílias e automaticamente solucionar algumas deficiências da justiça como a reincidência de processos, lentidão, onerosidade e, assim, demonstra como a aplicação da técnica pode contribuir no universo das questões que envolvem as famílias.

 

Os resultados dessa pesquisa podem ter impacto de inovação na área da família e ser aplicados para potencializar a Mediação como meio ideal de resoluções de conflitos familiares, empoderando seus membros para que, então, fortes possam solucionar seus conflitos.


Palavras-chave: Direito de Família; Mediação; Mediação Familiar; Constelações Familiares

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS