10 Dicas sobre TCC em Direito Sistêmico

20.10.2017

 

Olá... queridos e desesperados estudantes de direito, que estão corajosamente seguindo seus corações. Eu sei que sustentar sua decisão não tem sido fácil, mesmo assim você deve estar sentindo uma força - um movimento que te conduz. Estudantes de direito que se conectam com o Pensamento Sistêmico, também compartilham uma visão, a de construir algo diferente do estabelecido. 

 

Pode ser que durante o curso você tenha se sentido um peixe fora d’ água, pois perfis não litigantes costumam não fazer “muito sucesso” na academia. Alguns são chamados de alternativos, outros são convidados ao ostracismo, o fato é que não  querem viver em um ambiente competitivo e agressivo. Não acreditam nesse formato!

 

Nada é por acaso! Hoje você assumiu o compromisso de escrever sobre Direito Sistêmico e defender diante de uma banca um trabalho acadêmico. Se não você... então quem? 

 

Seja autêntico!!! Aposte no que você acredita. Saiba que não está sozinho. Colegas, professores, profissionais do direito e especialistas em estudos sistêmicos estão comprometidos em apoiá-lo. Seu trabalho eh fundamental para a construção das bases acadêmicas de novas possibilidades no direito.

 

Como vocês já devem saber, eu atuo com Gestão da Advocacia Sistêmica e tenho trabalhado com advogados estruturando um modo de aplicar o Pensamento Sistêmico na advocacia. Isso me coloca em contato com a prática nos escritórios e com as normas que os regem. 

 

Quando trabalhos acadêmicos são realizados com esse tema e podemos divulgá-los com credibilidade, algo fantástico acontece:

- Um orientador apoiou!

- Uma banca aprovou!

- A faculdade assinou! 

 

Agora sinta o que sente. Eh isso.

 

Você tomou contato com a importância do que está fazendo, talvez eu possa ajudá-lo com algumas possibilidades. São apenas minhas percepções, não são certas ou erradas, sao palavras para reflexão.

 

1) Avalie seus contextos - Você está fazendo um trabalho de conclusão de curso. A faculdade espera “efetuar uma avaliação final que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional.” Ou seja, a banca espera por temas ligados a sua graduação, com grau mínimo de originalidade, característica de TCC. Saiba a expectativa  do seu “seu público”, acolha e seja criativo. “Pé na porta” não costuma ser boa estratégia;

 

2) Conquiste seu orientador - Duvido que você tenha um professor/Constelador! Então, quais os critérios de escolha? Acredito que vc não terá tantas opções assim, então foco no grau de abertura que ele terá ao tema. E mesmo disposto a te orientar, se ele disser que não conhece bem o assunto, sem problemas! Diga que você terá apoio de profissionais consteladores que atuam no direito. Mostre os projetos que acontecem no Brasil e outros trabalhos que já foram realizados;

 

3) Comece com o que já existe- lembre-se que Direito Sistêmico não é um direito positivado, não possui doutrinas e estando você em uma graduação, terá que basear-se no que existe. Seu tema já é suficientemente original para você também querer fugir das estruturas básicas de um trabalho acadêmico. Você não está fazendo doutorado!!! 

 

4) Caminhe do Global para o Específico - por exemplo com Direito de Família, depois um tema específico como alienação parental, em seguida direcione o trabalho para os meios adequados de solução de conflitos, fale sobre mediação e sua importância para as questões de Família, dai entre no chamado instrumento a mais... as Constelações Familiares aplicadas no direito. Caso sua pesquisa seja exploratória ou bibliográfica, apresente os projetos que já existem.

 

5) Nao faça sobre o exemplo acima - imagine se todos fizerem exatamente assim? Quis mostrar a lógica do global para o específico, pois vc não conseguirá responder sua questão problema se for ampla demais ou se não incluir o direito positivado;

 

6) O que seu trabalho pretende responder? Estabeleça muito bem sua questão problema. Ex: Como as Constelações Familiares tem contribuído ... no Direito Penal?

 

7) Quais os objetivos específicos? Passo a passo pra responder à questão problema.

Três eh mais que suficiente. Correlacione com o direito positivado, para não correr o risco da banca alegar o critério “que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.”

 

8) Não confunda a metodologia do TCC com a metodologia das constelações - seu trabalho acadêmico não é fenomenológico. Ele pode ser descritivo, exploratório, pesquisa bibliográfica ou estudo de caso. Leia o livro Pensamento  Sistêmico - o novo paradigma da ciência. A professora Esteves de Vasconcellos, tem contribuído com uma sólida produção no campo da epistemologia sistêmica.

 

9) Deixe as Constelações para o final - você não vai aprender sobre constelações lendo todos os livros de Bert Hellinger em três meses. Use seu tempo para construir 70% do seu TCC com temas do seu curso, assim os 30% sobre constelações passam a ser mais leves. Mas, participe de vivências, seja constelado, converse com quem está envolvido, experimente!

 

10) Não siga ao pé da letra nada acima - eh muito cartesiano! Porém, não ignore totalmente, eh muito complexo! Conheça nosso Portal de Conteúdo Sistêmico no Direito, estamos reunindo conteúdos científicos e práticos pra colaborar com seu trabalho. Estou a sua disposição também, pra comentar sobre as diversas possibilidades. 

 

www.gestaodaadvocaciasistemica.com.br 

 

 

Marcella Santos desenvolveu a Gestão da Advocacia Sistêmica. Acredita que uma visão compartilhada com propósito e pensamento sistêmico é capaz de transformar o olhar e a postura dos advogados nos níveis individual, organizacional e coletivo. Atua há cinco anos com dedicação exclusiva a visão sistêmica aplicada à advocacia. É administradora de empresas, mestre em estratégia e mercado pela Federal de Uberlândia. Especialista em comportamento do consumidor, possui formação com certificação internacional em Consultoria e Liderança Sistêmica com Gunther Fürstberger, Tilman Peschke e Guillermo Echegaray sob a Visão sistêmica dos sistemas de liderança, desenvolvimento organizacional e gestão de mudança...saiba mais

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS