10 habilidades de um advogado sistêmico

08.02.2017

A missão da Advocacia Sistêmica é co-criar um movimento que promova a transformação da cultura do litígio para a cultura do consenso, por meio da mudança do olhar do indivíduo, dos seus modelos mentais, do seu comportamento, utilizando as técnicas e ferramentas mais inovadoras e eficientes nesse contexto: Coaching Sistêmico, Programação Neurolinguística, Constelações Sistêmicas, Liderança, Consultoria e Gestão Sistêmica.

 

A forma mais adequada de transformar o seu trabalho em algo verdadeiramente eficiente é por meio da visão sistêmica. Ela deve partir de você, do que você acredita, do que você busca, sente afinidade e deseja na sua vida pessoal e profissional. Assim, exige-se uma conduta congruente ao novo estilo de pensamento, para isso algumas habilidades e competências relacionais são necessárias.

 

 

As 10 habilidades de um advogado sistêmico 

 

1) Sabe apoiar - espelhamento, reconhecimento, validação, enquadramentos, identificação de padrões, empatia e rapport...elementos da comunicação eficaz.

 

2) Sabe escutar - checagens de clareza, rastreamento, ouvir o não dito, perguntar o não dito, convite a consciência, comunicação não-violenta.

 

3) Sabe fazer perguntas relevantes - teste, clareza, checagem, exploração...habilidades de liderança;

 

4) Sabe pensar além dos números - conhece os meios adequados de solução de conflitos e sugere a seus clientes como possibilidade viável quando compreende ser assim, valoriza mais a qualidade do que a quantidade;

 

5) Sabe negociar - conhece técnicas de negociação e as pratica no ganha-ganha;

 

6) Sabe antecipar o futuro - as experiências do passado já não servem tanto quanto antes para os contextos futuros, devido as aceleradas mudanças de tecnologia e mercado;

 

7) Sabe lidar consigo mesmo e com os outros - esta constantemente performando suas competências relacionais;

 

8) Sabe buscar a origem do conflito - considera contextos, nunca um fato isolado. Da  parte para o todo, compreende as conexões e padrões envolvidos;

 

9) Sabe ser um verdadeiro líder - liderança inspiradora que valoriza o exemplo e o profissional em todas as suas dimensões;

 

10) Sabe adotar uma postura empreendedora - consegue compreender o mercado e as estratégias emergentes na advocacia, sabe usar a intuição, a tecnologia e a criatividade.

 

 

 

A base de todas essas habilidades está no equilíbrio emocional: 

Uma mudança de paradigma do Pensamento Cartesiano para o Pensamento Sistêmico têm acontecido em todos os campos profissionais, na advocacia não seria diferente. Manter uma mentalidade que já não é mais sustentável coloca você em desvantagem diante dos concorrentes e diante da vida.

 

O movimento que estamos propondo ao advogado não começa e nem termina em um ponto. Ele é um propósito de vida compartilhado com colegas e seres humanos cansados do que estão vivendo no direito. É necessário nível de consciência e autoconhecimento para fazer essa escolha e se tornar um advogado sistêmico. 

 

Consenso, postura não-adversarial, comunicação eficaz, olhar sistêmico e integral são posturas cada vez imprescindíveis no âmbito do direito. Você vai precisar buscar facilitação no aprendizado e no desenvolvimento dessas habilidades e praticar tudo isso no seu dia-a-dia. O fato é que começa com o autoconhecimento e domínio pessoal, assim você é livre para descobrir qual a melhor forma pra você assumir uma mudança comportamental.

 

Não é uma classificação formal da advocacia ou do direito, mas um perfil pessoal e profissional que a sociedade busca. Precisamos dar preferência por profissionais que demonstrem essa visão sistêmica e essas habilidades. A melhor forma é pela velha estratégia mercadológica de prospectar clientes - a indicação. Pergunte às amigas se elas conhecem um advogado(a) que saiba escutar, apoiar, sugerir possibilidades etc. Os clientes têm o poder de mudar o mercado, não adianta fazer cursos e cursos sobre como prospectar e construir uma carteira espetacular em 10 dias...isso é ilusão! Quem lida com pessoas precisa conhecer sobre comportamento humano, e esse aprendizado começa conhecendo a nós mesmos!

 

ASSINE nosso canal no You Tube e nosso informativo: AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Share on Twitter
Please reload

Assine nosso canal
Please reload

CONTATO

[11] 94292-1740 - Marcella Santos

Unidade 1

Alameda Santos, 1773 - Cerqueira César

São Paulo/SP - CEP 01.419-100

[21] 98030-7444 - Luciana Ferreira

Unidade 2

Rua Augusta, 101   Sala 920  -  Consolação

São Paulo/SP - CEP 01.313-001

  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Gestão da Advocacia Sistêmica
  • Tweeter

© 2018 Advocacia Sistêmica

© 2018 Gestão da Advocacia Sistêmica

Todos os direitos reservados.

WhatsApp GDAS