Elementos dos sistemas sociais humanos no Direito Sistêmico
O propósito desse artigo é simples: enumerar as diversas possibilidades de elementos presentes em um contexto de situação-problema jurídico. Em um artigo posterior verificaremos as relações, conexões, dinâmicas, mecanismos e padrões na organização desses elementos no sistema. Essa estratégia de observação constitui a postura do profissional de direito sistêmico e deve servir como base de sua atuação.
Não é possível compreender processos relacionais e complexos utilizando pensamento linear, estático e dual. Dessa forma, a nova epistemologia substitui a filosofia absolutista e integra a filosofia de perspectivismo, já que estudos demonstram que o organismo cria o mundo que o rodeia e este é produto de sua percepção e não sua causa.
A postura do profissional sistêmico
Sendo a realidade produto de percepção, o primeiro passo na conduta de atendimento sistêmico, seria entrar em um estado de presença e centramento para facilitar o acesso a uma posição perceptual de testemunha. Àquela que descreve a situação-problema a partir de evidências sensoriais: o que vi, o que ouvi, o que senti com não-julgamento e zelo pela maior neutralidade possível.
Deixo claro aqui que as habilidades de um profissional que busca aplicar o pensamento sistêmico em sua vida e carreira vão muito além dessas acima citadas. Desenvolver essas competências exige tempo e performance com significado. Você pode conhecer algumas delas em: As 10 habilidades de um advogado sistêmico
Abertura às possibilidades existentes no campo: os elementos do sistema
Uma advogada sistêmica recebe em seu escritório uma inventariante que há 04 anos vive uma relação conflituosa com seus irmãos. Com o falecimento de seu pai ela assume a responsabilidade pelo inventário. São seis irmãos, três de cada lado com suas perspectivas distintas. Tais informações já bastam nesse primeiro momento.
Quais os possíveis elementos podemos considerar nesse sistema?

A inventariante
Os irmãos
Os cônjuges
Os netos
Os pais
Os pais dos pais
Os bens e direitos
O inventário
O processo
Os advogados
O juiz
O contador
O cartório
As leis
Órgãos e Instituições legais
Os documentos
O dinheiro
O tempo
O diálogo
Terapia Familiar sistêmica
As novas tecnologias de solução de conflitos
Mediação Sistêmica, Constelação Familiar, Conciliação
Em sistemas abertos e vivos, o conteúdo (elementos) é compreendido a partir de suas relações, formas e padrões. A esse conjunto damos o nome de contexto, estrutura ou organização que é própria de tal sistema.
Nesse artigo o objetivo é ampliar sua percepção para as possibilidades desses elementos e estimular essa atitude de presença, centramento, observação sistêmica, modo testemunha e possibilidades existentes no contexto. Assim, você desenvolve a habilidade de explorar uma situação-problema sem muitas informações iniciais, sem viés, com criatividade e flexibilidade. Em um artigo futuro discutiremos as relações entre esses elementos citados.
Marcella Santos é administradora, mestre em Estratégia e Mercado, especialista em comportamento, consultora sistêmica, meta-coach, master practitioner em PNL e consteladora familiar. Dedica-se a estudar o Pensamento Sistêmico em suas diversas teorias, formas, técnicas e ferramentas. Facilita o Grupo de Estudos de Advocacia Sistêmica e também coordena o projeto PSAdd desenvolvendo advogados, saiba mais em: www.advocaciasistemica.com.br e www.escoladealtaperformance.com
#direitosistêmico #advocaciasistêmica #sistemassociaishumanos #elementosdosistema