- Luciana Ferreira
Advogados Sistêmicos: rompendo barreiras e quebrando paradigmas
Atualizado: há 6 horas
Futuras e avassaladoras transformações já estão ocorrendo em nossa sociedade. Profissões não tecnológicas estão sendo substituídas pela tecnologia, afetando aqueles que não tem habilidades suficientes para acompanhar e se adequar à nova realidade. Enquanto alguns procuram se adaptar aos padrões tradicionais da advocacia, muitos já compreenderam a necessidade de inovar.
Setores inteiros da economia estão sendo engolidos pelas novas estruturas do Pensamento Sistêmico, alternativa mais eficiente que tem quebrado paradigmas e abraçado as novas tendências, que se aproximam claramente da inteligência artificial e humanização das relações. Nesse ecossistema, o desenvolvimento de competências relacionais é a chave mestra para um posicionamento mais estratégico, humanizado e consensual.
A Advocacia Sistêmica é um modelo de negócios centrado no ser humano e seu funcionamento diante da construção e desconstrução do conflito. O Advogado Sistêmico é um pensador crítico, atua como um facilitador de ampliação de consciência de seu cliente, que passa a perceber sistemicamente seus padrões de pensamento e comportamento. Juntos cocriam novos padrões de solução de conflitos - com protagonismo e autonomia - independentes do judiciário.
Talvez você pense que está começando agora, que não tem um escritório, que não tem uma equipe e nem dinheiro. Essa pode ser sua realidade, e a boa notícia é que você pode ter a mentalidade e o propósito de quem se reinventa para mudar o mundo. O empreendedorismo na advocacia será o epicentro da transformação na gestão de conflitos e pacificação social. Um novo modelo substituirá a estrutura morosa e falida que temos hoje.
Os grandes escritórios de advocacia possuem muitas dificuldades de inovação. Ideias disruptivas estão no coração dos pequenos escritórios.
Advogados empreendedores desenvolvem pensamento sistêmico e conseguem criar formas inovadoras de solucionar conflitos, que incluem metodologias como Coaching Sistêmico, Constelações Familiares, Consultoria Sistêmica, Psicologia Positiva e Neurociências Aplicadas à Advocacia. Todas centradas no conhecimento de como sistemas funcionam.
Quer saber como isso está acontecendo?
Os advogados estão se especializando cada vez mais no ser humano e seu funcionamento. Apresentamos uma das metodologias mais inovadoras do mundo, utilizando Neurosemântica, Programação Neuro-linguística, Constelações Familiares no Coaching, pois o aprendizado de novas habilidades será o diferencial do novo profissional no mercado jurídico.
O Coaching Sistêmico é uma metodologia incrível para a transformação de mindset, pois permite o desenvolvimento do pensamento crítico de alta qualidade e com ele um novo olhar para a vida, novas estruturas de pensamento, emoções, novas escolhas e tomada de decisões.
Quando o advogado sistêmico aprende e utiliza as técnicas de coaching para apoio, escuta, perguntas e feedback, ele facilita esse processo de ampliação de consciência de seu cliente e sua capacidade de gerir seus próprios conflitos.
Você sabia que a velocidade com que saltamos para a resolução de um problema define a qualidade do nosso pensamento crítico? Quanto mais rápido você entra na resolução do problema, mais fraca é sua habilidade de pensamento crítico. Um pensador crítico não salta para resolver as coisas sem primeiro tomar o tempo adequado à percepção sistêmica do problema. Aqueles que fazem isso muitas vezes acabam "resolvendo" o problema errado.
A principal habilidade do advogado sistêmico - que se especializou nas técnicas de coaching - é a sua habilidade de fazer perguntas. São oito categorias em nosso Modelo de Gestão: de contexto, posição, relação, processos, padrões, atratores, circulares e de Gestalt. Fazemos perguntas para ajudar os clientes a pensar sobre o conflito, ganhar uma perspectiva de nível maior e executar verificações de controle de qualidade em suas decisões.
Como um facilitador na solução de conflitos, o advogado sistêmico conduz seu cliente a pensar mais profundamente e criticamente sobre os aspectos sistêmicos do problema, tomando o tempo necessário para defini-lo, senti-lo e analisá-lo antes de saltar para a solução. Todo problema já em si a própria solução, basta buscar as conexões e seus efeitos.
Em última análise, o pensamento crítico é um pensamento de alta qualidade que permite que as pessoas façam bom uso de sua inteligência. É o pensamento que visa clareza e precisão. Seu cliente não precisa mais ficar preso no tipo de pensamento que está criando o problema, com sua ajuda ele pode dar um passo atrás e escolher melhores maneiras de pensar.
E nesse caminho de desenvolvimento de competências relacionais que você se prepara para ser um empreendedor com propósitos compartilhados, facilitando a verdadeira solução. O atendimento humanizado, personalizado e com uma real atenção aos custos financeiros e emocionais do cliente frente a um processo judicial será o grande diferencial, já que a excelência técnica há muito tempo deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser obrigação. Desenvolva suas competências relacionais e se especialize no conhecimento do funcionamento do ser humano diante dos seus conflitos.
Quando você desenvolve competências relacionais, você está onde a Inteligência artificial te coloca, lidando com outro ser humano, exatamente onde você merece estar.
Abraços,
Luciana