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7 sinais de que seu cliente não quer resolver o conflito

Atualizado: 10 de nov. de 2021


1. Você é o único que se importa. Embora seja verdade que conflitos provoquem dor e muitos não queiram olhar para isso, se seu cliente não quer conversar, responder suas perguntas, ouvir as possibilidades de solução, pode ser um sinal de que ele queira entrar com um processo desejando inconscientemente manter-se vinculado à outra parte.


2. Ele pratica escuta seletiva. Por mais que você explique ele parece escutar somente o que quer e insiste em aspectos nos quais você já deixou claro não ser possível.


3. Ele não gosta de apresentar documentos. É um martírio quando você precisa pedir documentos para ele, pois já sabe que será uma luta. Muitas vezes o cliente quer decidir quais documentos são necessários e quais não são.

4. Ele não informa novos fatos. Os contextos parecem ser diferentes dos informados inicialmente, você sente que algo mudou, mas seu cliente diz que não. Torna-se cada vez mais difícil conectar os fatos com a realidade e é possível que você descubra no futuro outras narrativas.


5. O cliente não quer ouvir sobre acordo. O cliente não aceita nenhum tipo de acordo, sequer tem abertura para ouvir sobre possibilidades.


6. Você se sente culpado. Você começa a pensar que o cliente não confia em você, que não está sendo claro o suficiente ou que deve ter dito algo que ele não gostou.


7. Você se sente exausto. Ao se sentir culpado você se esforça ainda mais para atender às expectativas do cliente, sem resultados, sente-se ainda mais desgastado.


Quando alguém para no caminho e não quer prosseguir, isso não depende do saber. Ele busca segurança onde é preciso coragem, e quer liberdade onde o certo não lhe deixa escolha. E com isso fica dando voltas.
Bert Hellinger

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