• GDAS

O que é Advocacia Sistêmica?

Atualizado: 17 de jun. de 2021


A advocacia compreende a prestação de serviços jurídicos. Mas, está muito longe de ser somente isso. A perspectiva do conflito envolve relações humanas. Não basta olhar para a demanda, é preciso compreender a origem do conflito e trabalhar possibilidades para que este se dissolva. Por isso, um tratamento adequado à solução é parte fundamental do trabalho do advogado.


A Advocacia Sistêmica é um modo inovador de exercer a advocacia que considera a demanda e o conflito. Pautada no atendimento humanizado, busca conduzir os clientes às percepções mais ampliadas sobre suas questões, devolvendo autonomia e protagonismo a ele ao propor, sempre que possível, caminhos extrajudiciais de solução.


A Advocacia Sistêmica é também uma metodologia de atendimento extremamente eficaz na solução de conflitos. Tem como base o Pensamento Sistêmico, que é uma forma de abordar a realidade em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista". Seres humanos não são máquinas e relações humanas não são simples, assim sistemas familiares, empresariais, previdenciários e tantos outros, são complexos.



O Modelo GDAS mapeia a estrutura dos sistema do conflito, os elementos e suas relações de causa-e-efeito nos permite junto ao cliente encontrar pontos de mudança que conduzem à solução. No Atendimento Humanizado Sistêmico usamos recursos como perguntas de estrutura e bonecos para visualizar os contextos, as posições, as relações entre as partes e os padrões que se estabeleceram.


O resultado dessa conversa profunda é realmente transformador para o cliente, que se sente visto como um ser humano integral, com suas emoções e razões acolhidas. Agora, advogada e cliente, cocriam possibilidades com foco na solução do conflito, com outra percepção, outros sentimentos e outros significados.


O Modelo também inclui todo desenvolvimento pessoal e profissional do advogado, a Formação e Certificação em Advocacia Sistêmica, a Prática do Atendimento Humanizado Sistêmico e toda parte de Gestão para o escritório, onde torna-se real seu posicionamento no mercado jurídico.


A GDAS é uma incubadora e aceleradora de escritórios de Advocacia Sistêmica e tem a missão de desenvolver esse mercado de modo alinhado à Nova Onda de Acesso à Justiça, com autonomia do advogado e protagonismo do cliente no tratamento adequado de conflitos, preferencialmente pela negociação sistêmica.

#advocaciasistemica #direitosistemico #competenciasrelacionais #ModelodeGestao #Conceito #oqueeadvocaciasistemica

1.286 visualizações