• GDAS

7 passos para o sucesso em sociedade na advocacia sistêmica

Atualizado: 9 de nov. de 2021

Você está pensando no que é preciso saber para escolher uma sócia na advocacia e ter sucesso nessa decisão? Você tem dúvidas se é este o caminho ou se é melhor continuar sozinha? Bom, elencamos 07 passos importantes para serem analisados antes da sua decisão, são eles:


1 - Confiança e Autoconfiança: No artigo anterior levantamos duas questões a serem observadas antes de buscar uma sociedade na advocacia: a autoconfiança e a confiança.


Para além da confiança, abordaremos os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) a serem considerados para que sua sociedade seja saudável e próspera:

2 - Alinhar as intenções das sócias: o sentir se coloca a serviço da relação, percebemos

sutilmente as intenções da outra a partir dos nossos níveis de consciência e das normas

sociais que dirigem os relacionamentos. Sentimos o ambiente seguro, as validações, os

reconhecimentos, a valorização, o apoio, a escuta, os desafios, o respeito a nossa

autonomia e protagonismo. E assim, podemos nos abrir e confiar. Lembrando que

muitas partes ficarão ocultas, reprimidas, e está tudo bem – faz parte!


3 - Estabelecer enquadramentos iniciais: para criar um ambiente seguro que permita esse fluxo entre as sócias é imprescindível acordos claros em relação ao lugar de cada uma, as regras que mantém o bom funcionamento do escritório e a construção em conjunto dos processos e procedimentos necessários. Com compromisso e valorização desses enquadramentos a sociedade segue com bases funcionais para seu sucesso.


4 - Explorar as expectativas de ambas as partes: as expectativas implícitas de cada uma, conscientes e inconscientes, só ficarão claras quando forem violadas. É

natural que não exista muita abertura no início da relação. Por isso, é importante que

todas compreendam as posições e papéis iniciais, já que estes atuam como forças

ocultas poderosas no sistema. Lembrando que cada uma concebe a outra à medida que suas crenças, valores, costumes, perfis e agendas pessoais permitirem.


5 - Lidar com frustrações: é comum que sócias criem expectativas sobre suas atuações,

construindo um estereótipo a respeito do que elas tem a oferecer e como vão agir.

Uma imagina que a outra sempre vai acolher e defender suas ideias como um aliada. Quando percebe que não será bem assim, frustra-se nas expectativas e desejos de aprovação.


6 - Perceber movimentos de Transferência e Contra transferência: ambas devem superar as projeções, suas ignorâncias, suspender seus julgamentos, tirar o ego do caminho, superar estereótipos e crenças sobre a outra, permitir certa vulnerabilidade, ambivalências, abertura ao diálogo, comunicação não violenta, equilibrando expectativas e compreendendo que os sentimentos são fontes de aprendizado naturais das relações, principalmente das sociedades.


7 - Buscar pelo equilíbrio: acontece quando as posições e os papéis se assentam sobre a aceitação e valorização mútuas. À medida que se estabelece na relação um grau adequado de dependência legítima centrada no crescimento do escritório os sentimentos de resistência vão dando lugar ao acolhimento. Nesse processo o segredo é ir devagar o suficiente para calibrar o grau de aceitação mútua e assegurar se o movimento está em direção a compensação - equilíbrio de troca, ao objetivo e solução dos problemas que vão surgindo, buscando compreensão a partir de um ambiente seguro.


É tão realizador poder compartilhar com uma sócia as dificuldades e sucessos dentro de uma relação de harmonia e respeito. Quanto aprendizado é possível trocar, viver, experimentar... quanto crescimento! Sim, juntas somos mais fortes, desde que exista cuidado constante e também consciência de que somos humanas, com limitações e capacidade de nos recriar todos os dias. Claro que desafios aparecem nas relações e não seria diferente em sociedades.


Marcella Santos

#empreendedorismojuridico

#empreendedorismojuridicosistemico

#sociedadenaadvocacia #sociosadvogados #sucessonaadvocacia #sociasadvogadas #sucessonaadvocacia #passosparaosucesso #gestaodeconflitos #conflitosnaadvocacia

#conflitosentresocios